terça-feira, 16 de setembro de 2008

Sobre Una Nova




Numa sala-de-aula, a estudante propõe uma mudança no mapa mundi para criar o país de Una Nova. Una Nova fica no que compreende a África Ocidental, onde estão Marrocos, Nigéria, Senegal, Guiné; é a porção que aponta para o Atlântico, a direção do Novo Mundo. A fronteira de Una Nova com o resto do continente é uma linha interrompida, mas com o ponto no mesmo nível do traço.

Una Nova, de "uno"- que é um só, único, singular ( eu uso muito essa palavra), "nova" - 1. Que existe há pouco tempo. 2. Que tem pouco uso. 3. Moço, jovem. 4. Moderno. 5. Original, diferente, estranho. 6. Visto ou ouvido pela primeira vez. 7. Inexperiente. 8. Emendado, reformado. S. m. O que é recente. S. m. pl. Os jovens; a gente nova. Una-nova-vida latente porque precisa chegar ao Novo Mundo para se manifestar e se realizar. Una nova está pronta, mas precisa transpor um oceano de obstáculo.

A nova África é descontínua e compõe-se de duas grandes ilhas separadas por um canal, mais ou menos horizontal, que liga os Oceanos Índico e Atlântico; são mares de tempo, fluindo inexoravelmente, através do presente, do passado para o futuro, analogamente ao nosso tempo ordinário, conectando o velho ao novo, sendo este, o presente, imediato.

Una Nova está pronta, mas precisa transpor um oceano de obstáculo. Trace sobre o mapa as fronteiras de Una Nova e descubra-se o ser da Nova África. Una. Vós, no mundo, sois África, p´ra vosso bem entender.

Para meu entender, o efebo é todo África. Para que entender?

Entre outras posses, nossa pátria é Una Nova. Una. Nova. Sobre vossa África tracejai vossa Una, e que seja Nova. Tracejai.

2 comentários:

Chris disse...

Estreando os comentários de seu blog, : )

Fico muito feliz por suas produções literárias nesse espaço. Lê-las são sempre agradáveis surpresas de como o Fred escreve bem.
E viva a unidade. Viva a Una Nova!
Bjs

Leo Cunha disse...

Zazunidade zazum zupega zazua zacabeza zifazifinho! Zintrega zazu zumpenza quizum zupode ze zumdivizumdi? zum zum zupode zão!