quarta-feira, 17 de março de 2010

Sobre "O Segredo dos Seus Olhos"

Comentário meu publicado no blog Conversa Afiada, em 14 de março de 2010. Veja o texto aqui. Meu texto ora transcrito segue lá mais abaixo.


" Assisti o filme e saí com a mesma pergunta na cabeça1. Não se trata de esperar obras de arte do cinema brasileiro, mas peças de entretenimento, como é a maioria dos filmes, minimamente razoáveis. O cinema comercial brasileiro é ruim demais e deixa justamente a sensação de que o filme é feito tal qual a novela, com as mesmas pessoas no elenco e na direção.


Eu me sinto edificado quando assisto um filme brasileiro que tenha simplesmente começo, meio e fim sem aqueles clichês de novelas ou de enlatados americanos dos piores. Nada contra o cinema brasileiro (nem americano, já que eu o citei) a priori, mas é no mínimo curioso que todos os cartazes tragam a marca Globo Filmes nalguma etapa do trabalho, numa freqüência suficiente para criar em mim resistência ao título quando a vejo.


Não sei como um país como a Argentina, nas dificuldades em que se encontra, consegue produzir um cinema comercial tão melhor do que o nosso. Sobre isso, ainda prefiro atribuir a outras razões, como a política da produção cinematográfica, do que a uma possível incopetência “de berço” da nossa escola de cinema.
"


(1)
Por que o Brasil não faz um filme longinquamente parecido ?

2 comentários:

Cartas aos bons amigos disse...

É bom observarmos que o IDH da Argentina é incrivelmente superior ao brasileiro,nosso cinema é o retrato de um Brasil que se exibi como potência econômica e esquece o quanto de pobreza tem em suas famílias,escolas e principalmente na formação de publico autônomo e critico,ainda estamos embriagados pelo humor(que é a morte da poesia-como diz Chico Anísio),pelos estereótipos sexistas do besteirol,ou pelo cinema “narco-cultural”.Enfim o cinema brasileiro nos mostra o que realmente se faz com o dinheiro da cultura em nosso país,financiar gente famosa do eixo sul/sudeste.

Saudações fraternais!

Fafo disse...

Não dá para discordar quanto ao IDH, educação e afins (até por falta de informação minha neste momento). Mas, concordemos, essa "gente famosa do eixo sul/sudeste" é um bando de cretinos. Não precisava tanto.
Abraço.